13 dicas de como usar a liderança situacional de forma eficaz

Como um estilo de liderança de tamanho único pode atender às demandas de uma sociedade cada vez mais diversificada? Resposta: não pode! A liderança situacional oferece uma solução mais flexível.

Por definição, Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar o modo de liderar de acordo com o contexto em que a equipe se encontra e os profissionais que a compõe. foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard. Segundo eles, um bom líder é capaz de adaptar seu comportamento conforme o nível de maturidade profissional de cada um dos seus subordinados. O estilo de liderança que funciona com um colaborador pode não funcionar com o outro!

Há dois grandes passos para aplicar esse tipo de liderança que poderá ajudá-lo (assim como tem me ajudado) a fazer gestão de pessoas, grupos e equipes.

Liderança Situacional – Avaliando a Situação da Equipe (Passo 1)

Há muitos fatores a serem levados em conta quando você está trabalhando com um grupo. Isso inclui a natureza da sua equipe e o que você está tentando realizar.

Tenha essas dicas em mente:

  1. Avalie o engajamento.  Vontade e entusiasmo são duas qualidades fundamentais para procurar.  Alguns sinais óbvios de engajamento dos funcionários incluem superar as expectativas e gastar tempo em atividades de desenvolvimento profissional.
  2. Medir a habilidade.  Claro, vontade somente não é suficiente. Sua equipe também deve ser capaz de fazer as tarefas necessárias. Você pode querer administrar testes ou pedir auto-avaliações.
  3. Explore personalidades.  Entender personalidades também importa. Falar sobre valores e estilos de trabalho pode ajudá-lo a descobrir como motivar sua equipe e lidar com conflitos.
  4. Esclareça as expectativas.  Estabelecer algumas regras básicas e trabalhar no desenvolvimento de objetivos individuais e de equipe. Coloque seus princípios e objetivos por escrito.
  5. Defina tarefas.  Considere a natureza do seu trabalho. É mais simples e rotineiro ou envolve raciocínio e variedade mais complexos?
  6. Cumpra prazos.  Tenha sua linha do tempo em mente. Você precisará tomar decisões por conta própria rapidamente ou há mais espaço para discussão e consulta?

Liderança Situacional – Aplicando suas opções conforme as circunstâncias (Passo 2)

Se a única ferramenta que você tem é um martelo, todo problema que vier você vai achar que é um prego. Da mesma forma, expandir suas habilidades de liderança irá prepará-lo para uma série de oportunidades que você provavelmente encontrará no local de trabalho de hoje.

Dependendo da situação, várias estratégias podem ser eficazes, tais como:

  1. Forneça direção.  Às vezes, tudo que sua equipe precisa é direção. Esse pode ser o caso se sua equipe for limitada em termos de vontade ou habilidade. Mostre a direção com objetivos e metas claras.
  2. Ofereça capacitação.  Ao mesmo tempo, você pode ser capaz de oferecer mais apoio e menos direção à medida que sua equipe adquire maior experiência e forma relacionamentos mais fortes. Crie uma cultura de feedback construtivo, altos padrões e aprendizado contínuo.
  3. Delegue com responsabilidade.  Identifique quais tarefas você precisa fazer pessoalmente e quais você pode entregar a outra pessoa. Isso pode incluir atividades recorrentes ou aquelas que dão aos funcionários a chance de melhorar suas habilidades. Faça follow up periodicamente.
  4. Ganhe a confiança deles.  Mesmo que seu papel carregue um alto nível de autoridade, é benéfico construir confiança. Uma equipe é mais propensa a ter sucesso se se sentir segura e respeitada. Esforce-se para ser consistente e objetivo. Comunique-se abertamente e assuma a responsabilidade por suas decisões.
  5. Dar o exemplo.  O que seu comportamento diz sobre seu caráter e habilidades? Sua equipe vai notar o que você faz, bem como o que você diz. Honre seus compromissos e trabalhe suas habilidades de ser um bom ouvinte.
  6. Construa relações pessoais.  Conexões significativas e objetivos compartilhados transformam um grupo de indivíduos em uma equipe. Como líder gestor, é importante estabelecer relacionamento e mostrar apreciação. Mantenha-se positivo e acessível.
  7. Identifique o talento.  Quem são os destaques do seu time? Crie futuros líderes, detectando talentos e alimentando-o.  Preste atenção ao potencial junto com o desempenho atual, para que você esteja preparado para necessidades e oportunidades emergentes.

Líderes bem sucedidos continuam crescendo e aplicando o que aprendem. Desenvolver suas habilidades de liderança situacional pode ajudá-lo a avançar em sua carreira, enquanto você ajuda a aumentar a produtividade e a moral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima