Como um estilo de liderança de tamanho único pode atender às demandas de uma sociedade cada vez mais diversificada? Resposta: não pode! A liderança situacional oferece uma solução mais flexível.
Por definição, Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar o modo de liderar de acordo com o contexto em que a equipe se encontra e os profissionais que a compõe. foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard. Segundo eles, um bom líder é capaz de adaptar seu comportamento conforme o nível de maturidade profissional de cada um dos seus subordinados. O estilo de liderança que funciona com um colaborador pode não funcionar com o outro!
Há dois grandes passos para aplicar esse tipo de liderança que poderá ajudá-lo (assim como tem me ajudado) a fazer gestão de pessoas, grupos e equipes.
Liderança Situacional – Avaliando a Situação da Equipe (Passo 1)
Há muitos fatores a serem levados em conta quando você está trabalhando com um grupo. Isso inclui a natureza da sua equipe e o que você está tentando realizar.
Tenha essas dicas em mente:
- Avalie o engajamento. Vontade e entusiasmo são duas qualidades fundamentais para procurar. Alguns sinais óbvios de engajamento dos funcionários incluem superar as expectativas e gastar tempo em atividades de desenvolvimento profissional.
- Medir a habilidade. Claro, vontade somente não é suficiente. Sua equipe também deve ser capaz de fazer as tarefas necessárias. Você pode querer administrar testes ou pedir auto-avaliações.
- Explore personalidades. Entender personalidades também importa. Falar sobre valores e estilos de trabalho pode ajudá-lo a descobrir como motivar sua equipe e lidar com conflitos.
- Esclareça as expectativas. Estabelecer algumas regras básicas e trabalhar no desenvolvimento de objetivos individuais e de equipe. Coloque seus princípios e objetivos por escrito.
- Defina tarefas. Considere a natureza do seu trabalho. É mais simples e rotineiro ou envolve raciocínio e variedade mais complexos?
- Cumpra prazos. Tenha sua linha do tempo em mente. Você precisará tomar decisões por conta própria rapidamente ou há mais espaço para discussão e consulta?
Liderança Situacional – Aplicando suas opções conforme as circunstâncias (Passo 2)
Se a única ferramenta que você tem é um martelo, todo problema que vier você vai achar que é um prego. Da mesma forma, expandir suas habilidades de liderança irá prepará-lo para uma série de oportunidades que você provavelmente encontrará no local de trabalho de hoje.
Dependendo da situação, várias estratégias podem ser eficazes, tais como:
- Forneça direção. Às vezes, tudo que sua equipe precisa é direção. Esse pode ser o caso se sua equipe for limitada em termos de vontade ou habilidade. Mostre a direção com objetivos e metas claras.
- Ofereça capacitação. Ao mesmo tempo, você pode ser capaz de oferecer mais apoio e menos direção à medida que sua equipe adquire maior experiência e forma relacionamentos mais fortes. Crie uma cultura de feedback construtivo, altos padrões e aprendizado contínuo.
- Delegue com responsabilidade. Identifique quais tarefas você precisa fazer pessoalmente e quais você pode entregar a outra pessoa. Isso pode incluir atividades recorrentes ou aquelas que dão aos funcionários a chance de melhorar suas habilidades. Faça follow up periodicamente.
- Ganhe a confiança deles. Mesmo que seu papel carregue um alto nível de autoridade, é benéfico construir confiança. Uma equipe é mais propensa a ter sucesso se se sentir segura e respeitada. Esforce-se para ser consistente e objetivo. Comunique-se abertamente e assuma a responsabilidade por suas decisões.
- Dar o exemplo. O que seu comportamento diz sobre seu caráter e habilidades? Sua equipe vai notar o que você faz, bem como o que você diz. Honre seus compromissos e trabalhe suas habilidades de ser um bom ouvinte.
- Construa relações pessoais. Conexões significativas e objetivos compartilhados transformam um grupo de indivíduos em uma equipe. Como líder gestor, é importante estabelecer relacionamento e mostrar apreciação. Mantenha-se positivo e acessível.
- Identifique o talento. Quem são os destaques do seu time? Crie futuros líderes, detectando talentos e alimentando-o. Preste atenção ao potencial junto com o desempenho atual, para que você esteja preparado para necessidades e oportunidades emergentes.
Líderes bem sucedidos continuam crescendo e aplicando o que aprendem. Desenvolver suas habilidades de liderança situacional pode ajudá-lo a avançar em sua carreira, enquanto você ajuda a aumentar a produtividade e a moral.