9 dicas para economizar tempo todos os dias

Se você tem mais a fazer do que tem tempo para fazê-lo, você não está sozinho. Independentemente do quanto a sociedade avança com novas tecnologias que nos permitam fazer mais em menos tempo, nunca parece haver tempo suficiente para fazer tudo o que precisa ser feito.

Mas e se você pudesse essencialmente adicionar mais uma ou duas horas ao seu dia?  Como você usaria esse tempo?

Embora você não possa realmente adicionar tempo à sua vida, você pode liberar tempo adicional com essas técnicas:

1 – Elimine tarefas desnecessárias.  Talvez você tenha muitas coisas para fazer! Dê uma olhada detalhada em sua vida e determine se há alguma tarefa que você está fazendo que são simplesmente desnecessárias. Deve haver algumas coisas que você pode eliminar de sua vida sem sofrer nenhum impacto negativo.

2 – Exclua contas de mídia social que você não usa com frequência. Plataformas de mídia social podem ser valiosas, mas também são ótimas desperdiçadoras de tempo. Há também muitas evidências de que o uso de redes sociais pode ser prejudicial à sua saúde mental gerando ansiedade e até depressão.

  • Considere pegar o telefone de vez em quando e ligar para seus amigos e familiares à moda antiga, em vez de passar um WhatsApp ou uma curtida no Instagram.

3 – Desabilitar notificações.  Você realmente precisa ser notificado de cada atividade de texto, e-mail e aplicativo em tempo real? Desligue tudo e dê uma olhada rápida a cada poucas horas para ver se está perdendo algo importante.

4 – Evite a perfeição.  Algumas tarefas requerem um alto nível de atenção. Outros não. Não é necessário limpar seu armário com o mesmo nível de perfeição que um cirurgião realizando um transplante de fígado. Pergunte a si mesmo o quão bem uma tarefa realmente precisa ser feita e executá-la em um nível apropriado de esforço e detalhes. Lembre-se do que Peter Drucker disse no artigo publicado na revista Harvard Business Review:

“Certamente não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência o que não deveria ser feito.”

5 – Pergunte a si mesmo como você pode fazer essa tarefa melhor e mais rápido.  Tem certeza que está pegando o melhor caminho para o trabalho? Pense em cada tarefa que você faz regularmente e procure uma maneira mais eficiente de fazê-la.

6 – Terceirizar.  É possível terceirizar grande parte da sua vida. Ninguém pode comer, dormir ou se exercitar para você, mas você pode pagar aos outros para fazer um monte de coisas para você. Colocar contas no débito automático é um exemplo de coisas que precisam ser feitas mensalmente, mas não precisa tirar sua atenção das tarefas mais importantes.

  • Há pessoas que vão limpar, lavar roupa, cortar grama, dirigir, fazer compras, cozinhar, fazer seus impostos, e até reformar parte de sua casa. Você pode até ter um parceiro ou parceira ou filhos que podem carregar um pouco da sua carga.

7 – Planeje seu dia. Um plano decente é anos-luz melhor do que nenhum plano.  Pense no que você precisa realizar e faça uma lista. Siga sua lista e você será obrigado a fazer mais em menos tempo a cada dia.

8 – Acompanhe seu tempo.  Onde você está perdendo tempo? Como você está gastando todo o seu tempo? Você pode se surpreender onde seu tempo está indo se você nunca deu uma olhada nisso.

  • Passe alguns dias registrando suas tarefas e quanto tempo você gasta com elas. Preste especial atenção ao tempo gasto em dispositivos eletrônicos e outras atividades divertidas. O aplicativo do iPhone pode dizer exatamente quanto tempo você gastou semanalmente em redes sociais e outras atividades no smartphone.

9 – Considere suas refeições. Comer leva mais tempo do que as pessoas imaginam. Você tem que comprar a comida, cozinhá-la, comê-la, e limpar depois. Se você comer três refeições por dia, isso é muito tempo.

  • Algumas refeições são muito mais rápidas que outras. Um sanduíche e uma maçã comidos em um prato de papel é menos tempo e trabalho do que assar um frango, fazer purê de batatas, e lavar panelas e panelas.
  • Prefira alimentos fáceis de preparar e tenham limpeza mínima. Além disso, compre o mais raro possível. Cada ida à loja pode levar uma hora ou mais. Isso não quer dizer que deve comer processadas ou que não sejam saudáveis.

Todos temos as mesmas 24 horas por dia para viver a vida. Se o seu dia de 24 horas é fácil e despreocupado ou extremamente ocupado, também é útil encontrar tempo adicional para usar como achar melhor.

Você não pode fazer um dia durar mais, mas você pode criar horas adicionais sendo mais eficaz, mais eficiente e reduzindo tarefas e responsabilidades desnecessárias.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima