As regras modernas para usar o humor como ferramenta de liderança

Que qualidades você procura em um líder? Você provavelmente esperaria que eles fossem poderosos, carismáticos e decisivos. No entanto, você pode ignorar o valor de ser engraçado.

Pesquisas mostram que o humor tem muitos benefícios no local de trabalho, incluindo aproximar os membros da equipe, reduzir o estresse e aumentar a produtividade.

A verdade é que a maioria dos empregados precisa de um pouco de ânimo. Ao passo que uma criança de 4 anos ri cerca de 300 vezes por dia, um adulto ri apenas 3 vezes por dia quando completa 40 anos.

Por outro lado, há limites. Você sabe que foi longe demais se você faz alguém chorar ou você escolher seguir Michael Scott* para o seu modelo de liderança.

Líderes eficazes sabem usar o humor a seu favor no momento certo.  Junte-se às suas fileiras estudando essas dicas para permanecer profissional, enquanto você desenvolve seu lado engraçado.

Os benefícios do humor na liderança no momento certo:

  1. Melhora o desempenho do trabalho.  O riso pode ser vantajoso porque desencadeia substâncias químicas cerebrais que ajudam você a se concentrar e pensar criativamente. Um estudo da Universidade de Warwick descobriu que a introdução da comédia no dia de trabalho aumentou a produtividade em 12%.
  2. Aumenta sua reputação. Outras pesquisas descobriram que os líderes que usam o humor são vistos como mais competentes e críveis, e recebem classificações mais altas de seus subordinados.
  3. Reduz o estresse.  Cargas de trabalho pesadas são uma das principais razões pelas quais o estresse no trabalho tem aumentado constantemente nas últimas décadas. Ter oportunidades de relaxar facilita a realização das tarefas.
  4. Fortalece relacionamentos.  Humor é muitas vezes uma atividade social. Você aprende coisas sobre seus colegas de trabalho que podem não estar listadas em seu currículo, e você cria memórias felizes que aprofundam seus laços.
  5. Protege sua saúde.  Há também muitos benefícios para o seu bem-estar físico e mental. Por exemplo, o humor pode ajudar a aliviar a dor, aumentar seu sistema imunológico e diminuir a depressão e ansiedade.

Dicas para usar o humor no trabalho:

  1. Cuidado com o que você brinca.  Muitos comediantes de stand-up tentam ser controversos, mas você precisa tomar cuidado com o tipo de brincadeira e humor. Afaste-se de temas sensíveis como política, religião e qualquer tipo de estereótipos.
  2. Tenha bom senso.  Surpreenda seus colegas com um comentário espirituoso de vez em quando. Se você brincar o tempo todo, será difícil para eles te levarem a sério quando for preciso.
  3. Considere seu público.  Diferentes indústrias e empresas têm suas próprias culturas. Preste atenção em como os outros reagem para avaliar se você está divertindo-os ou ofendendo-os. A linha pode ser tênue.
  4. Animar reuniões.  Cansaço do Zoom é uma coisa real. Torne suas apresentações mais memoráveis usando música ou lançando algumas referências à cultura pop na apresentação.
  5. Compartilhe o conteúdo leve e divertido.  Você pode enviar à sua equipe vídeos divertidos e notícias, mesmo em dias movimentados. Leva apenas alguns minutos para procurar conteúdo afins ou compartilhar um vídeo o meme que recebeu em grupos de whatsapp. Mas mantenha o equilíbrio.
  6. Conte histórias. O humor pode ser especialmente significativo quando você o amarra em uma narrativa apropriada.  Fortaleça sua conexão revelando algo sobre sua vida pessoal. Encontre um estudo de caso que mostre seu ponto de vista.
  7. Brinquem.  Torne as tarefas mais parecidas com o seu videogame favorito, concedendo pontos e recompensas por cumprirem prazos ou atingir uma meta. Comemore de forma divertida. O prêmio pode ser um simples reconhecimento.

Como líder e gestor, você pode fazer sua equipe rir sem se meter em problemas com o departamento de RH. Você vai fazer seus funcionários mais felizes e seu negócio mais bem sucedido. Claro, tudo com equilíbrio e no momento certo.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima