Que tipo de líder gestor eu sou? Check list das 10 características comuns dos grandes gestores

Embora seja comumente discutido se os grandes líderes nascem ou são feitos, há pouca dúvida de que grandes líderes compartilham várias características. As habilidades de liderança estão entre as mais importantes para se desenvolver se você deseja avançar em sua carreira. Você vai descobrir que já possui algumas dessas qualidades e provavelmente precisa desenvolver as outras.

Gestores líderes compartilham essas qualidades:

1.    Lidera pelo exemplo.  Líderes eficazes sabem que podem tirar o melhor dos outros dando um bom exemplo.  Se você quer que seus seguidores sejam comprometidos, positivos, apaixonados e envolvidos, demonstrem essas características todos os dias.

  • O que eu estou comunicando aos outros pelo exemplo que dou?

2.    Assume a responsabilidade.  Líderes ruins procuram achar culpados e sacrificar um membro da equipe quando as coisas começam a dar errado. Um grande líder, no entanto, sabe que os contratempos ocorrem. Ele também sabe que, se o fracasso ocorrer, foi seu mau planejamento, visão, esforço ou liderança que resultou nos resultados ruins.

  • Eu aceito a responsabilidade pelo resultado, tanto positivo quanto negativo?

3.    Tem visão.  Para liderar efetivamente, o líder gestor deve saber para onde ela está indo. Afinal, você tem que levar a um destino específico.

  • Eu tenho uma visão para o futuro e comunico essa visão aos outros? Sua visão é clara e fácil de entender? Minha visão está focada? Eu sei para onde estou indo?

4.    Tem um Plano de Objetivos e Metas para transformar sua visão em realidade.  Você pode saber para onde está indo, mas você sabe como chegar lá?  Você deve efetivamente compartilhar esse plano com os membros da sua equipe. Aliás, importante que eles participem.

  • Meu plano é crível e alcançável? Sinto que as pessoas estão motivadas e falam sobre as metas de forma factível? Comemoram cada check point do plano?

5.    Ótimas habilidades de comunicação.  A capacidade de compartilhar sua visão e seu plano são primordiais para o sucesso.  Líderes eficazes são excelentes comunicadores e trabalham para melhorar ainda mais suas habilidades de comunicação.

  • Me comunico de forma clara e objetiva? Geralmente os membros da minha equipe não tem dúvidas sobre as metas e objetivos que passo para eles?

6.    Motivador.  Dizem que uma habilidade necessária dos líderes é a capacidade de infligir dor aos membros da equipe e sair impune. Será verdade mesmo? O líder de verdade faz a gestão através do medo e do controle de como as pessoas agem e falam? Não é possível.

  • Sou capaz de inspirar as pessoas o suficiente para que elas continuem a segui-lo em vez de se revoltarem contra mim ou sabotarem projetos?

7.    Sabe como desenvolver os outros.  É importante desenvolver outros para se tornarem melhores líderes. Um grande líder aproveita o tempo para desenvolver as habilidades de seus seguidores. Quanto mais capazes seus seguidores, mais impressionantes serão os resultados que você alcançará.

  • Invisto tempo e dinheiro na capacitação dos membros individuais (e da equipe) com objetivo de fortalecer, mostrar a direção e torná-los mais capazes?

8.    Inspira confiança nos outros.  Se as pessoas não acreditam que você será bem sucedido, você não receberá seus melhores esforços.

  • Será que inspiro confiança nas pessoas de modo que estão empenhados no alcance de metas e objetivos traçados no plano?

9.    Integridade.  uma pessoa íntegra é uma pessoa que é pura, honesta, imparcial, que atua de forma correta, honra os seus compromissos e que tem integridade moral. Sem integridade, ninguém confiará em você o suficiente para se comprometer e se envolver com seus planos.

  • Minha equipe pode  acreditar no que eu digo? Os membros da minha equipe confiam que eu estou totalmente comprometido com o projeto e com eles?

10. Consegue lidar com o caos. O caos é inevitável quando se trabalha em grandes projetos com muitas pessoas. As coisas muitas vezes dão errado. Os membros da equipe têm problemas pessoais. Sempre tem alguém insatisfeito. Os planos mudam. O objetivo pode mudar.

  • Consigo lidar com calma e propositalmente com o inesperado e guiar os outros através das distrações resultantes de uma situação caótica?

Grandes líderes têm várias qualidades em comum que nós pode aprender e aplicar para melhorar nossas habilidades de liderança. Revisar essas qualidades e procurar maneiras de desenvolver ainda mais as habilidades de liderança nos ajudarão a melhorar a gestão e liderança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima