O que os empreendedores precisam saber sobre habilidades de liderança

Como empreendedor e empreendedora, é provável que você chegue a um ponto de virada em sua carreira. Você começa confiando em sua visão e pensamento crítico para lançar seu novo empreendimento. Então, à medida que seus negócios crescem, você descobre que as habilidades de liderança e gestão se tornam mais importantes.

Você pode se considerar um líder nato, ou você pode ter que trabalhar em alguns aspectos do seu novo papel, ou seja, além de empreendedor ou empreendedora também a liderança. Com a prática, você pode fortalecer suas habilidades de liderança nessas áreas essenciais.

Habilidades de Comunicação para Empreendedores:

  1. Crie conexões.  Engajar seus funcionários e desenvolver os relacionamentos que você precisa interna e externamente incluindo fornecedores. Construa uma rede de suporte que permita que você busque conselhos, discuta ideias e descubra outros pontos de vista.
  2. Faça perguntas.  Mostre aos outros que você se importa se interessando por eles. Saiba mais sobre o que motiva seus funcionários e quais são seus objetivos pessoais. Procure ajuda quando precisar, para que você possa tomar decisões sólidas e se beneficiar da experiência dos outros.
  3. Peça opinião.  Pergunte a eles como eles enxergam sua liderança. Eles apreciarão sua consideração pela opinião deles, e vocês ajudarão um ao outro a crescer.
  4. Forneça inspiração. Lidere pelo exemplo.  Deixe sua paixão e propósito unirem sua equipe. Discuta sua declaração de missão e integre sua visão com suas ações diárias. Use reuniões presenciais e outras ferramentas para ajudar os funcionários a alinhar metas pessoais e organizacionais.

Habilidades de recrutamento para empreendedores:

  1. Construa uma rede de contatos no mercado. Vá além de postar anúncios em quadros de emprego. Crie um grupo de talentos qualificados que queiram trabalhar com você. Esclareça sua marca empregadora. Mantenha contato com candidatos prospectivos. Cultive candidatos internos que mostrem potencial para serem de alto desempenho.
  2. Priorize a contratação.  Tentar preencher várias posições pode parecer esmagador. Agilize o processo descobrindo o que é mais urgente e importante. Foco nas contratações que criarão mais impacto no resultado final. Confira cargos mais fáceis de preencher, para que você possa se concentrar naqueles que requerem antecedentes mais especializados.
  3. Promover a diversidade.  Uma vantagem de começar do zero é que você pode promover a contratação de talentos diversos. Torne suas equipes de contratação e descrições de trabalho inclusivas. Incentive referências e fontes-alvo que possam ajudá-lo a alcançar um público mais amplo.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Habilidades de Delegação:

  1. Nem tudo precisa passar por você. É comum para quem iniciou uma empresa ter que fazer tudo, especialmente no começo. No entanto, com o crescimento do negócio é provável que você tenha de abrir mão de decisões que podem ser feitas por outros. Em outras palavras, não seja centralizador.
  2. Capacitar os outros.  Reatribuir tarefas rotineiras é uma ótima maneira de liberar seu tempo para prioridades mais altas. No entanto, a delegação também pode ser usada para dar aos funcionários oportunidades desafiadoras e gratificantes que os ajudarão a avançar.
  3. Ofereça treinamento.  Pode ser difícil recuar quando você investiu tanto de si mesmo no seu trabalho. Ajudar seus funcionários a continuar aprendendo permitirá que eles assumam mais responsabilidade e aumentem sua paz de espírito.
  4. Seja flexível.  Outra pessoa pode abordar a mesma tarefa de uma maneira muito diferente. Dê aos outros espaço para inovar e adaptar seu trabalho para se adequar aos seus pontos fortes.

Outras habilidades de liderança para empreendedores:

  1. Cultive sua imagem.  Dependendo do seu segmento de atuação, você pode ser capaz de usar seus moletons para trabalhar. Por outro lado, você pode precisar adotar um olhar mais corporativo no modo como se veste e age.
  2. Desenvolver alfabetização financeira.  Trate seu negócio como um negócio. No mínimo, certifique-se de que você pode ler um balanço patrimonial e declaração de resultado.
  3. Caminhe com a tecnologia.  Equipamentos digitais e software são centrais para quase qualquer local de trabalho hoje em dia. Nem sempre é possível ficar super atualizado com as últimas tendências, mas pelo menos não fique para trás em tudo.
  4. Retribua à Sociedade.  Ser socialmente responsável pode fortalecer seu negócio e fazer seus stakeholders mais felizes. Apoie causas dignas e contribua para sua comunidade.

Com bastante comprometimento e esforço, você pode fazer a transição de empreendedor solo para um líder eficaz. Entenda seus pontos fortes e fracos e junte uma equipe vencedora que ajudará sua empresa a crescer e ter sucesso.

Até a semana que vem!

___________________________

Eudes Scarpeta – Diretor Industrial – Mentor – Consultor Gestão Industrial – Especialista em processos de produção industrial de embalagens e rótulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima