Descobri uma fórmula infalível para aumentar a motivação da minha equipe

Como gestor líder, seu trabalho será mais fácil se você souber como motivar sua equipe. Os funcionários que se preocupam com seu trabalho serão mais resilientes, inovadores e produtivos.

No entanto, você pode ter um longo caminho a percorrer. De acordo com o último relatório da Gallup, 51% dos funcionários estão desengajados no local de trabalho e 13% estão ativamente desengajados, isso quer dizer que não só estão desmotivados, mas estão ativos em desanimar outros.

O desafio pode ser ainda maior quando você adiciona as novas demandas de equipes remotas e híbridas, por causa da pandemia. A Harvard Business Review cita um estudo que descobriu que a motivação caiu 17% quando os funcionários não tiveram escolha em mudar para trabalhar em casa.

O que você pode fazer para inspirar mais positividade, e evitar que o desânimo se espalhe?

Descobri esta fórmula comprovada para aumentar a motivação da minha equipe. Creio que pode ser útil pra você também como gestor e líder.

Como impulsionar a motivação intrínseca

A motivação mais poderosa vem de dentro.  Seus funcionários escolherão seus próprios pensamentos, mas você pode criar condições que incentivem uma mentalidade de crescimento.

Aumente a motivação interna da sua equipe com essas estratégias:

  1. Esclareça seu propósito.  Ajude os funcionários a entender as razões por trás do que fazem e como ele se encaixa no quadro geral. Compartilhe sua visão e missão. Estabeleça metas concretas.
  2. Facilite a reflexão.  Certifique-se de que suas discussões vão além de tarefas e prazos. Dar aos membros da equipe oportunidades frequentes de pensar sobre como eles estão se sentindo e expressar suas opiniões sobre o que está funcionando e o que precisa mudar. Faça perguntas e ouça suas respostas.
  3. Experimente regularmente.  Inovação de valor, mesmo que os resultados iniciais fiquem aquém das expectativas. Deixe sua equipe saber que você acredita em aprender com a experiência e que lhes dará crédito por correr riscos.
  4. Capacitar trabalhadores.  Resista à vontade de microgerenciar, ou seja, de ser centralizador nessas horas. Mostre aos funcionários que você tem confiança em seus julgamentos e habilidades. Deixe-os assumir a responsabilidade de completar suas tarefas à sua maneira. Não fique exigindo que eles cumpram a tarefa do seu jeito.
  5. Seja realista.  É mais fácil ser entusiasmado com um projeto quando você sabe que pode fazê-lo. Torne seus objetivos desafiadores, mas viáveis. Fornecer suporte e recursos adequados.
  6. Reunião um-a-um.  Sessões individuais podem ser um fórum para abordar questões pessoais, compartilhar feedback aprofundado e focar no desenvolvimento de carreira. Procure se encontrar com cada membro pelo menos uma vez por semana, se possível.

Como impulsionar a motivação extrínseca

Algumas recompensas externas também podem ajudar. Mesmo os funcionários que são altamente engajados apreciarão incentivos direcionados e sinais de que você valoriza suas contribuições.

Tenha essas técnicas em mente:

  1. Gamificar tarefas.  Procure maneiras de fazer o trabalho como um game. Incentivar competição amigável. Busque opções na internet e descubra algumas ideias ou traga um consultor especializado nessa área.
  2. Planejar eventos.  A reunião em grupo fortalece as relações e o espírito de equipe. Coloque celebrações, férias e aposentadorias em sua agenda.
  3. Mande presentes.  Dê aos funcionários alguma coisa simples, mas que demonstre que você lembrou deles. Faça uma surpresa. Talvez nas férias ou em qualquer época do ano. Você pode desenhar seus próprios itens ou trabalhar com um vendedor que faz xícaras de café e camisetas personalizadas.
  4. Ofereça oportunidades de crescimento.  Mais importante, revise sua estrutura organizacional para identificar caminhos para que os funcionários assumam mais responsabilidade e queiram avançar no cargo. Divulguem programas como mentorias e reembolso de mensalidades.
  5. Adicione variedade. Uma mudança de ritmo pode ser estimulante.  Traga palestrantes externos para uma reunião ou comece o dia com uma aula de exercícios de alongamento. Envolva funcionários em seus projetos de trabalho para ajudá-los a praticar novas habilidades.
  6. Crie ambiente flexível.  O ambiente de trabalho também importa. Equilibrar espaços comuns e privados. Maximize a luz natural e deixe que os funcionários decorarem suas próprias áreas dando a oportunidade de demonstrarem suas personalidades e gostos.
  7. Use pesquisas.  Se você não tem certeza do que seus liderados querem, pergunte a eles. Poste pesquisas online ou peça para votar em diferentes opções.

É preciso esforço para transformar um grupo de funcionários em uma equipe eficaz, mas os resultados valem a pena.  Uma força de trabalho motivada e engajada desfrutará de maior satisfação no trabalho e ajudará você a alcançar seus objetivos de negócios.

Me conte o achou? Quais outros itens de motivação para sua equipe? Deixe nos comentários, por favor.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima