Como os líderes gestores podem dar feedback eficaz

Feedback é uma das coisas mais valiosas que um líder gestor pode dar à sua equipe.

Você já recebeu feedback do seu chefe alguma vez? Então, concorda que o feedback construtivo no local de trabalho nos ajuda a entender o que estamos fazendo certo e onde precisamos melhorar, não é verdade?. Quando o feedback é positivo, ele age como uma fonte de inspiração e motivação.

Temos a certeza de que estamos dando os passos certos para o sucesso.

Quando o feedback é negativo, pode ser preocupante inicialmente, mas também é uma oportunidade fantástica de crescimento. O feedback negativo, quando dado eficazmente, nos mostra as coisas em que precisamos trabalhar de forma solidária e objetiva. Significa que podemos nos tornar melhores no que fazemos a longo prazo.

Separei três passos mais comuns sobre por que você pode querer dar mais feedback em sua empresa e como fazê-lo construtivamente.

Os benefícios do feedback construtivo

Os benefícios do feedback construtivo começam com o engajamento. Quando as pessoas recebem feedback constante e orientação de seus líderes de equipe, elas se sentem mais engajadas pelo seu papel como parte da equipe. Há inúmeras estatísticas que provam que o feedback gera resultados positivos.

Conheça alguns números de uma pesquisa recente feita em 157 países sobre feedback*

  • Cerca de 96% dos funcionários dizem que querem ouvir feedback regularmente.
  • 63% dos funcionários sentem que não recebem elogios suficientes.
  • 83% dos funcionários acham que é melhor elogiar alguém do que um presente.
  • 83% dos funcionários gostam muito de receber feedback, independentemente de ser positivo ou negativo.

Feedback também:

●     Reduz a rotatividade de funcionários.  Dizer aos seus funcionários que eles estão fazendo um bom trabalho regularmente é uma ótima maneira de mantê-los por perto. No entanto, também ajuda a dar-lhes informações sobre o que eles estão fazendo de errado. Os membros da equipe gostam de ver que estão progredindo em suas funções, e o feedback ajuda nisso.

●     Fornece melhores resultados de negócios.  Você só pode gerar melhores resultados para sua empresa se seus funcionários souberem o que fazer para entregar o sucesso. Dizer aos seus funcionários por que o trabalho que eles fizeram é bom ou inadequado significa que eles são mais propensos a entregar resultados efetivos no futuro.

●     Aumenta a produtividade.  Quanto mais feedback sua equipe receber, mais confiante será sobre assumir responsabilidade e iniciativa. Fornecer feedback regular impede que os membros da sua equipe questionem constantemente o que fazem, porque eles já sabem que tipo de comportamento você gosta ou não gosta.

Como dar feedback efetivo

Passo 1: Seja positivo

Notavelmente, dar feedback é importante, mas não qualquer feedback. Uma pesquisa do Instituto Gallup** revelou que apenas cerca de 29% dos funcionários dizem que o feedback que recebem os ajuda a ter melhor desempenho em seu trabalho. Se o feedback fosse eficaz, esse percentual com certeza seria maior.

Se você quer que as coisas que você diz tenham uma influência positiva em sua equipe, é importante ter uma estratégia.

Primeiro, comece abordando o comportamento positivo. Isso torna muito mais fácil dar um ótimo feedback, porque você apenas diz aos seus funcionários o que você gostou no trabalho deles e agradece pelo esforço deles.

Se o feedback que você vai dar é totalmente positivo, destaque o que o tornou tão útil e reconheça os resultados alcançados do trabalho dele ou dela.

Por exemplo, “Ótimo trabalho nessa tarefa. A maneira como você cuidou que os prazos fossem cumpridos com qualidade e baixo custo surpreendeu o cliente.”

Se você vai dar feedback negativo, focar no positivo primeiro tornará o membro da sua equipe mais aberto a ouvir o resto do que você vai dizer.

●     Feedback Ineficaz: “Seu último trabalho ficou muito ruim. Você tem que melhorar.”

●     Feedback Eficaz: “Vi que você procurou se esforçar e se dedicou bastante no último trabalho. No entanto, eu anotei uns pontos que gostaria de saber sua opinião de como pode ajustar na próxima vez. Os pontos são os seguintes…”

Passo 2: Seja Específico e Objetivo

Além de abordar o feedback de uma perspectiva positiva, a outra coisa mais valiosa que você pode fazer para tornar seu feedback mais eficaz é ser específico.

Evite fazer observações generalizadas sobre algo, como: “Você foi ótimo nessa reunião”. Embora essas declarações possam fazer os outros se sentirem bem, eles não dão qualquer direção para o futuro. Em vez disso, tente: “Essa reunião foi muito boa. Eu realmente gostei de quantos dados você usou para apresentar o problema, as prováveis causas e possíveis soluções.”

Ao mesmo tempo, concentre-se em informações factuais com seu feedback, especialmente se você estiver dando informações negativas.

Por exemplo, em vez de dizer, “Eu não gosto de como você lidou com essa tarefa”, deixe seus sentimentos fora disso. Diga “Gostei que você procurou fazer logo a tarefa. Teria sido melhor para você se focasse em reduzir o desperdício também. O que acha?”

Lembre-se, conversas objetivas e específicas de feedback ajudarão seus funcionários a entender o que eles fizeram bem e onde eles poderiam melhorar.

Passo 3: Dê conselhos práticos

Por fim, evite apenas dizer a alguém que você gostou ou não gostou de algo que fez. Dê-lhes conselhos práticos sobre o que fazer a seguir. Conselhos práticos é o que torna o feedback construtivo.

Em vez de, “Eu acho que você poderia ter feito melhor essa tarefa”, explique o que eles podem fazer para obter melhores resultados da próxima vez.

Por exemplo, “Essa tarefa foi feita dentro do prazo, mas acho que você perdeu o controle do processo algumas vezes gerando perdas maiores. O que acha se você pudesse estudar melhor os procedimentos de tempos em tempos para não esquecer nada da próxima vez?”

Todos ganham

Por fim, feedback eficaz é benéfico para você, para os membros da sua equipe e sua empresa. Dar feedback eficaz requer preparação e é uma excelente ferramenta de motivação, quando aplicada de maneira correta. Isso manterá sua equipe no caminho certo com feedback que eles podem realmente sentir que são justos e coerentes.

Fonte das pesquisas citadas no artigo:

*https://officevibe.com/guides/state-employee-engagement

**https://www.gallup.com/workplace/267251/why-employees-fed-feedback.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima