Você delega ou “delarga”? 5 estratégias para delegar da maneira certa

A delegação é um componente importante da maioria dos cargos de liderança.

Se você é um empreendedor, quando inicia seu negócio, provavelmente terá que fazer várias tarefas, lidando com tudo, desde a venda, produção até o atendimento e suporte ao cliente. No entanto, à medida que sua empresa evolui, você descobrirá rapidamente que vale a pena ter pessoas com você pode contar.

O problema é que os empreendedores muitas vezes têm dificuldade em largar as responsabilidades.

É fácil supor que só você pode entregar os resultados certos para o seu negócio.

No entanto, estudos de Harvard sugerem que a delegação pode aumentar o desempenho geral de qualquer organização.

Delegar capacita outros em sua organização a aproveitar ao máximo suas habilidades.  Também é uma oportunidade para reduzir um pouco o estresse em você.

Saber quando delegar

Antes de aprender a delegar efetivamente, é importante saber quando seria benéfico compartilhar tarefas com seus funcionários. Nem todas as tarefas podem ser delegadas.

Não importa o quanto você tente, haverá certas tarefas que você vai querer fazer pessoalmente.

Contratar excelentes talentos garantirá que você também possa delegar mais de suas tarefas.

Há também algumas tarefas em suas atividades diárias que podem ser automatizadas com ferramentas de tecnologia ou computador, o que significa que a delegação humana não é necessária.

Os momentos mais óbvios para delegar são quando:

●     Você simplesmente não tem o talento ou habilidade para lidar com uma tarefa por conta própria.

●     Outra pessoa na organização está melhor habilitada para a tarefa em questão.

●     Você não tem tempo suficiente para lidar com todas as tarefas na sua frente.

●     Outras prioridades estão surgindo e você precisa reestruturar seu tempo.

Saber Como Delegar

Delegar não é algo que sempre vem naturalmente para um líder. É por isso que você precisa de um Plano Estratégico!

Use essas estratégias:

1.Conheça seus empregados. Todo funcionário tem habilidades e talentos específicos que os tornam mais adequados a certos desafios. Sua equipe pode até ter objetivos que eles querem cumprir e delegar tarefas para eles pode ajudá-los a atingir essas metas.

  • Por exemplo, se seu funcionário quer desenvolver suas habilidades de liderança, e ele é bem versado em sistema da qualidade, você pode deixá-lo liderar uma auditoria interna com a ajuda de sua equipe.
  • A delegação começa conhecendo seus funcionários e entendendo como aproveitá-los vantajosamente.

2. Defina os resultados desejados. Os projetos que você entrega em outros lugares devem vir com muito contexto e vincular aos objetivos de sua organização.

  • Você precisa ser muito claro sobre os objetivos que você quer alcançar para ver resultados.
  • Saiba exatamente o que você quer que seus funcionários alcancem antes de atribuir a eles qualquer tarefa e garantir que eles sejam claros sobre seus objetivos também. Estabelecer expectativas claras pode economizar muito tempo e dinheiro em erros.

3. Forneça os recursos certos. Se a pessoa para quem você está delegando seu trabalho precisa de ajuda para fazer a tarefa, certifique-se de que ela receba esses recursos. Às vezes, seus funcionários exigirão treinamento, autoridade e recursos específicos para passar pelo projeto designado.

  • Remova qualquer burocracia ou obstáculos com antecedência.
  • Dar aos seus funcionários todos os recursos que eles precisam inicialmente também significa que você pode lutar contra a necessidade de microgerenciar, ficar toda hora resolvendo questões burocráticas. Confie que o empregado tem tudo o que precisa para ter sucesso em sua tarefa. Então, afaste-se o máximo que puder.

4. Estabelecer canais de comunicação. É importante ter um sistema em vigor que incentive a entrada positiva e o feedback quando os membros da sua equipe tiverem dúvidas.

  • Pense nos modos de comunicação mais eficazes que você tem em seu negócio, desde videoconferência até bate-papo instantâneo. Estabelecer estratégias regulares de comunicação poupará muito tempo e esforço.

5. Permitir o fracasso e recompensar o sucesso. Finalmente, evite delegar com a suposição de que os membros da sua equipe vão falhar. Seja confiante em suas habilidades e atitudes. No entanto, tenha em mente que as coisas podem não ir exatamente de acordo com o plano.

  • Reconheça os erros e use-os como uma oportunidade para dar feedback útil para o futuro. Você pode até aprender que precisa dar melhores resumos ou ser mais claro sobre suas solicitações quando estiver compartilhando informações com a equipe.
  • Quando a delegação vai bem e seus funcionários entregam resultados positivos, reconheça-o. Preste atenção ao esforço exercido pelos membros de sua equipe e reconheça seus resultados com prêmios e elogios.

Se você é dono do seu próprio negócio ou é um líder onde tem a responsabilidade de gestão, seguir essas estratégias definirá as bases para resultados positivos para você, sua equipe e seu negócio – agora e no futuro!

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima