Seja como pai, gerente, funcionário, dono ou instrutor, a maioria de nós vai experimentar liderança em algum momento de nossas vidas.
No entanto, a liderança não vem naturalmente para muitos de nós. Eu admito que alguns nascem com um incrível dom de liderança instintiva. Mas não a maioria de nós. Não sabemos como fazer as pessoas “fazerem o que mandamos fazer” ou ainda não nos sentimos dignos de ser colocados no comando, e não sabemos como lidar com uma crise quando as coisas dão errado. A ideia de tomar conta de um grupo de pessoas, para muitos é aterrorizante.
Felizmente, há uma maneira poderosa de pensar que pode ajudá-lo a ser mais eficaz em tirar o melhor dos membros da sua equipe. Vamos entender…
Como não abordar a liderança
O erro que muitos líderes cometem é acreditar que precisam “comandar” ou “moldar” seus membros da equipe. Conscientemente ou não, eles pensam em sua equipe como algum tipo de massa que precisa ser moldada, o que pode causar muita resistência.
Essa mentalidade tende a levar a outros erros também.
Uma estratégia que muitos adotam para motivar a equipe é usar o recurso da cenoura ou vara (recompensa ou punição).
Isso imediatamente cria tensão. Qual é a sua reação natural quando se manda fazer alguma coisa? Muitas vezes, sentimos uma vontade convincente de fazer a coisa oposta!
Mas recompensas não podem ser tão ruins, certo?
Errado!
Considere as desvantagens de quando trabalhamos apenas por uma recompensa (note que não estou dizendo que a recompensa é ruim):
- Essencialmente remove o foco do trabalho em si. O trabalho agora é um meio para um fim – e o fim é a recompensa, o que significa que estaremos focados em terminar esse trabalho o mais rápido possível e não necessariamente com o melhor de nossas habilidades.
- Pesquisas mostraram que uma recompensa pode realmente sufocar a criatividade.
- Dar instruções constantes (tentar moldar os membros da sua equipe) também impede que sua equipe seja capaz de trabalhar independentemente de você.
Uma Alternativa Poderosa
A alternativa, então, é fazer o trabalho em si na motivação. O objetivo é garantir que todos em sua equipe estejam gostando de trabalhar em direção aos mesmos objetivos e que eles querem o mesmo resultado que você.
Agora não há necessidade de motivação – eles são automotivados.
Agora não há necessidade de lembrá-los constantemente do que deveriam estar fazendo.
Você capacitou sua equipe! Isso significa que você pretende reduzir sua influência e seu papel (o que também acontece de ser bom para a sua saúde mental e física).
Há algumas maneiras de fazer isso:
- Dê a sua equipe a posse do projeto. Dê a sua equipe a propriedade sobre seus próprios projetos. Deixe-os assumir o controle e fornecer entrada criativa. Dê-lhes crédito onde é devido. Deixá-los orgulhosos de estar completando um trabalho que tem seu nome nele.
- Explique o quê e por quê, não como. Em vez de dizer à sua equipe que eles precisam fazer X, em vez disso, diga-lhes que você precisa realizar Y. Então eles podem decidir a melhor maneira de atingir esse objetivo e eles podem se adaptar e ser flexíveis como lhes convém.
- Permitir que sua equipe trabalhe da melhor maneira que lhes convém é uma ótima maneira de garantir que eles permaneçam felizes e motivados. Isso pode significar oferecer flexibilidade, ou pode significar deixá-los decidir em que ordem lidar com as prioridades.
Quando você capacita sua equipe, o trabalho passa a nutrir as paixões e habilidades de seu time – não tenta controlar cada movimento deles.
Com uma equipe capacitada, você também pode esperar resultados superiores. Isso significa que agora você se tornou o líder poderoso que nunca pensou que poderia ser! Parabéns por um trabalho bem feito!
Até o próximo artigo!