Que qualidades você procura em um líder? Você provavelmente esperaria que eles fossem poderosos, carismáticos e decisivos. No entanto, você pode ignorar o valor de ser engraçado.
Pesquisas mostram que o humor tem muitos benefícios no local de trabalho, incluindo aproximar os membros da equipe, reduzir o estresse e aumentar a produtividade.
A verdade é que a maioria dos empregados precisa de um pouco de ânimo. Ao passo que uma criança de 4 anos ri cerca de 300 vezes por dia, um adulto ri apenas 3 vezes por dia quando completa 40 anos.
Por outro lado, há limites. Você sabe que foi longe demais se você faz alguém chorar ou você escolher seguir Michael Scott* para o seu modelo de liderança.
Líderes eficazes sabem usar o humor a seu favor no momento certo. Junte-se às suas fileiras estudando essas dicas para permanecer profissional, enquanto você desenvolve seu lado engraçado.
Os benefícios do humor na liderança no momento certo:
- Melhora o desempenho do trabalho. O riso pode ser vantajoso porque desencadeia substâncias químicas cerebrais que ajudam você a se concentrar e pensar criativamente. Um estudo da Universidade de Warwick descobriu que a introdução da comédia no dia de trabalho aumentou a produtividade em 12%.
- Aumenta sua reputação. Outras pesquisas descobriram que os líderes que usam o humor são vistos como mais competentes e críveis, e recebem classificações mais altas de seus subordinados.
- Reduz o estresse. Cargas de trabalho pesadas são uma das principais razões pelas quais o estresse no trabalho tem aumentado constantemente nas últimas décadas. Ter oportunidades de relaxar facilita a realização das tarefas.
- Fortalece relacionamentos. Humor é muitas vezes uma atividade social. Você aprende coisas sobre seus colegas de trabalho que podem não estar listadas em seu currículo, e você cria memórias felizes que aprofundam seus laços.
- Protege sua saúde. Há também muitos benefícios para o seu bem-estar físico e mental. Por exemplo, o humor pode ajudar a aliviar a dor, aumentar seu sistema imunológico e diminuir a depressão e ansiedade.
Dicas para usar o humor no trabalho:
- Cuidado com o que você brinca. Muitos comediantes de stand-up tentam ser controversos, mas você precisa tomar cuidado com o tipo de brincadeira e humor. Afaste-se de temas sensíveis como política, religião e qualquer tipo de estereótipos.
- Tenha bom senso. Surpreenda seus colegas com um comentário espirituoso de vez em quando. Se você brincar o tempo todo, será difícil para eles te levarem a sério quando for preciso.
- Considere seu público. Diferentes indústrias e empresas têm suas próprias culturas. Preste atenção em como os outros reagem para avaliar se você está divertindo-os ou ofendendo-os. A linha pode ser tênue.
- Animar reuniões. Cansaço do Zoom é uma coisa real. Torne suas apresentações mais memoráveis usando música ou lançando algumas referências à cultura pop na apresentação.
- Compartilhe o conteúdo leve e divertido. Você pode enviar à sua equipe vídeos divertidos e notícias, mesmo em dias movimentados. Leva apenas alguns minutos para procurar conteúdo afins ou compartilhar um vídeo o meme que recebeu em grupos de whatsapp. Mas mantenha o equilíbrio.
- Conte histórias. O humor pode ser especialmente significativo quando você o amarra em uma narrativa apropriada. Fortaleça sua conexão revelando algo sobre sua vida pessoal. Encontre um estudo de caso que mostre seu ponto de vista.
- Brinquem. Torne as tarefas mais parecidas com o seu videogame favorito, concedendo pontos e recompensas por cumprirem prazos ou atingir uma meta. Comemore de forma divertida. O prêmio pode ser um simples reconhecimento.
Como líder e gestor, você pode fazer sua equipe rir sem se meter em problemas com o departamento de RH. Você vai fazer seus funcionários mais felizes e seu negócio mais bem sucedido. Claro, tudo com equilíbrio e no momento certo.
Até o próximo artigo!