Há uma grande diferença entre ser um chefe e ser um líder. Qualquer um pode ser um chefe, responsável por orientar sua equipe e atribuir tarefas a diferentes membros da equipe. Mas é preciso algo especial para ser um verdadeiro líder.

Um líder genuíno inspira sua equipe e os motiva a realizar coisas incríveis.

Líderes eficazes buscam conhecer seus funcionários, para que possam entender seus pontos fortes e fracos. Isso permite uma forma eficaz de delegar e aumenta as chances de cada funcionário alcançar objetivos pessoais e profissionais com a ajuda desse líder.

Se você está trabalhando para se tornar um líder mais eficaz para sua equipe, a chave para o sucesso começa com inspiração. Aqui estão algumas maneiras que você pode motivar e inspirar seu povo.

1. Definir metas claras

Os funcionários precisam saber para o que estão trabalhando com a finalidade de garantir que estão no caminho certo. Como líder em sua organização,  é crucial ter uma ideia clara de qual é a visão geral do negócio e o que você precisa fazer para chegar lá.

Estabelecer metas para cada funcionário que ajudar a levá-lo para o seu objetivo geral ajudará a manter seu pessoal focado. Metas mensuráveis também são muito mais fáceis de rastrear, garantindo que seus funcionários possam medir seu desempenho e enxergar o quão longe eles chegaram em um período específico de tempo.

Excelentes objetivos são específicos, claros e fáceis de entender.  Também vale a pena escolher metas para suas equipes que os ajudem a identificar sua importância na empresa.

2. Ofereça feedback contínuo

O feedback sempre foi um fator importante para manter os membros da equipe focados e inspirados. Cerca de 65% dos membros modernos da equipe desejam ter mais feedback de seus líderes.

Feedback eficaz mostra aos seus funcionários o que eles estão fazendo certo, para que eles saibam como aumentar suas chances de sucesso. Também pode ser uma ferramenta para ajudar os funcionários a identificar problemas que podem estar prejudicando seu desempenho de alguma forma.

Lembre-se, dar feedback não significa apenas dizer à sua equipe que eles estão fazendo um bom trabalho ou um mau. Seja específico com o feedback que você fornece,  para que seu pessoal possa realmente aprender.

Não tenha medo de pedir feedback de sua equipe também. Eles poderiam dar-lhe excelentes insights sobre como ser um líder mais eficaz.

3. Seja justo com a compensação

Há algo mais em manter sua equipe inspirada do que pagar o salário certo. É difícil para alguém investir em um trabalho em que ele se sinta como se não fosse totalmente apreciado.

Se você não pode oferecer o salário mais competitivo em comparação com as outras empresas em seu espaço, pergunte o que você pode fazer para tornar seu papel de líder gestor mais atraente para os funcionários.

  • Você pode oferecer benefícios extras e oportunidades de aprendizado, para que seus funcionários sintam orgulho em estar realizando mais ao trabalhar com você?

  • É possível fornecer mais tempo de folga remunerado, ou agendamento mais flexível, para que suas equipes possam organizar seus dias para se adequar a eles?

Pense fora da caixa quando se trata de mostrar às suas equipes que você entende o seu valor.

4. Crie uma empresa para se orgulhar

Um dos maiores empregos que muitos líderes empresariais têm é criar uma imagem para a empresa. Eles precisam ser capazes de explicar qual é a verdadeira missão e objetivos da empresa para os membros da equipe, para que eles se sintam como se fizessem parte de algo maior.

Se você quer que seus funcionários se sintam inspirados e motivados, então dê a eles um alvo para ficar como legado. Deixe-os saber como você está fazendo do mundo um lugar melhor,  não apenas como você está ganhando o máximo de dinheiro possível.

  • Você pode se envolver com instituições de caridade com as quais os membros de sua equipe se preocupam?

  •  Você pode contribuir para sua comunidade de uma forma que vai inspirar o orgulho da equipe?

Descubra com o que seus funcionários se importam e se envolva.

5. Trabalhe em Comunicação

Finalmente, é difícil para qualquer membro da equipe se sentir inspirado se eles também não acreditam que tenham uma voz na empresa.  Eles precisam saber que você leva seus insights e feedback a sério.

Com isso em mente, tente construir uma cultura da empresa em torno da comunicação aberta e da colaboração.

Certifique-se de que seus funcionários possam compartilhar suas ideias sobre como melhorar o negócio livremente, sem comentários contundentes ou risco de comentários negativos.

Quando seus funcionários compartilharem suas ideias sobre como melhorar as coisas, mostre-lhes que você está levando suas ideias em conta, destacando as coisas que você fez para ver se essas ideias poderiam funcionar.

Como líder, você pode inspirar sua equipe

Os funcionários ficam mais inspirados quando acreditam ter uma participação significativa e investimento na empresa para a qual trabalham.

Evite fazer seus funcionários se sentirem “apenas” um membro da equipe. Eles querem ser uma parte crucial da equipe. Construa esse sentimento de camaradagem e veja suas habilidades de liderança e resultados da equipe subirem.