Keyword: Líder, Gestor

Entretanto, ao contrário da “sabedoria popular” um líder não necessariamente ocupa os cargos com mais responsabilidades, na verdade, é possível encontrar um líder nos mais diversos tipos de setores de uma determinada empresa.

Seguindo o mesmo raciocínio temos o gestor que ao contrário do líder pode ser visto ocupando sim os maiores cargos de uma determinada empresa. 

Isso se deve ao fato de que a gestão (empresarial) não é algo muito fácil e muito menos simples, por isso boa parte dos melhores gestores encontrados em terras tupiniquins são geralmente mais velhos e com muita experiência (um dos fatores que mais conta por aqui é a bagagem emocional. 

Dito isso, eu te pergunto, quais são as principais diferenças entre um líder e um gestor? Bom, tudo isso e muito mais vocẽ acompanha no artigo de hoje.

Principais diferenças entre um líder e um gestor

Como havia dito anteriormente, um gestor geralmente pode ser medido por sua experiência no “campo de batalha”, afinal quanto mais experiente for um gestor mais ele consegue agregar ao seu time.

Contudo com os líderes o papo é diferente. 

E não, e não estou dizendo que um líder não seja um bom gestor (ou vice e versa), mas não é incomum encontrar excelentes líderes sem o traço certo para serem bons gestores.

Geralmente um líder pode ser mais audacioso e corajoso, algo admirável, mas que pode colocar a empresa ou setor em risco (dependendo do tipo de situação). Os gestores sempre são mais analistas, principalmente quando o assunto são métricas de desempenho (os famosos KPI).

Por sempre estarem na ponta inicial de um projeto, os gestores tendem a ser muito mais tímidos com relação à futuras mudanças. Dúvida? Dê uma olhada nas grandes empresas e veja porque determinada ideia ou projeto leva tanto tempo para ser colocado em prática.

O que mais acontece é o stop ou a interrupção de um projeto pelos gestores (principalmente quando estamos falando de projetos de “risco” ou mudanças mais bruscas).

Mas veja pelo lado bom, o papel do gestor é justamente esse, avaliar quais são os pontos positivos e negativos de um projeto, impedindo justamente que o seu negócio vá pelo caminho errado.

Principais pontos positivos de um gestor

Um bom gestor tende a agregar muito na sua empresa! Alguns dos pontos positivos de se ter um gestor é: 

  • Ter uma visão mais analitica do seu negócio
  • Tem o foco no planejamento (criando metas para serem batidas)
  • São ótimos na gerência de processos, dados e números
  • Cumpre o papel do estrategista (pensando no longo prazo)
  • Se preocupe se os colaboradores vão bater todas as metas

Principais pontos positivos de um líder

Os líderes são ótimos quando o assunto é incentivar um time! Além disso, eles trazem vários benefícios como:

  • Visão. Líderes geralmente são mais visionários do que gestores.
  • Coragem. Um líder tende a ser muito mais corajoso e agressivo quando o negócio está em jogo.
  • Motivação. A maioria dos líderes são ótimos em motivar pessoas, visto que boa parte deles consegue 
  • Participativos. Os líderes sempre estão ao lado de seus colaboradores.

Qual é o melhor?

Bom, a verdade é que são complementares!

Ou seja, um bom líder precisa entender de gestão e um bom gestor precisa saber liderar. Tudo depende muito do mercado que você está inserido.

Por exemplo, se você está precisando de alguém para realizar a captação de clientes para o fundo da sua corretora, o melhor que você pode fazer é escolher alguém com um perfil muito mais agressivo e que saiba liderar sempre que necessário.

Geralmente os líderes se dão muito bem em posições menos estratégicas e mais “humanas”. A área de vendas por exemplo é um dos melhores lugares para se liderar, principalmente se você estiver buscando destaque entre a maioria dos seus colegas.

Em contrapartida os gestores são sim menos agressivos, mas são ótimos para posições de suporte a análise. Se você precisa de alguém para avaliar métricas, dados e definir estratégias um gestor é a pessoa ideal para o cargo!

Considerações finais!

Em resumo, o melhor que você pode fazer como profissional é saber alternar entre um líder, gestor ou ser os dois ao mesmo tempo, afinal uma boa empresa só terá sucesso quando a gestão e a liderança trabalharem juntas!

Curtiu esse artigo? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Você ajuda alguém e leva menos de 30 segundos.