Keyword: Líder, Chefe

Será que você é um líder ou um chefe? Veja sobre isso e muito mais no artigo de hoje.

“Não aguento meu chefe”!

Ouvir reclamações sobre o chefe é provavelmente uma das coisas mais comuns no mundo empresarial, principalmente se você está em uma posição que tende a ter atritos constantes com a sua liderança.

Afinal de contas, vai me dizer que você nunca reclamou do seu chefe? Na grande maioria dos casos as reclamações são parte da rotina da maioria dos escritórios, contudo, não é assim que uma empresa “saudável” deve ser.

O constante crescimento das reclamações e a falta de interesse dos colaboradores só conseguem piorar o relacionamento entre chefe e funcionário.

Contudo, não são todas as empresas que agem dessa maneira. Na verdade, com a expansão de startups e empresas de tecnologia, uma nova cultura de liderança vem surgindo nas últimas décadas.

Hoje, a maioria das empresas não estão buscando mais um “chefe”, mas sim um “líder”!

Eu sei, chefe e líder não são a mesma coisa? Sim e não. No papel elas são bem parecidas, mas na vida real, somente um deles é bem aceito como um bom modelo de gestão a longo prazo.

Veja abaixo como você pode diferenciar um chefe de um líder:

O chefe manda já o líder orienta

Uma das principais diferenças entre um chefe e um líder é a comunicação! Geralmente um líder tende a ser muito mais próximo de seus colaboradores, dando orientações e dicas para que o trabalho seja bem feito.

Em contrapartida o chefe geralmente atua da maneira inversa, chamando a atenção e dando comandos sem explicação aparente, afinal de contas ele é o “chefe”.

O principal problema aqui é que em alguns casos o chefe parece não entender que a empresa funciona como um único organismo, afinal estão todos no mesmo barco.

Não é incomum ver os “chefes” desmerecendo o trabalho de um colaborador ao invés de tentar ajudar.

O líder trabalha com a sua equipe, já o chefe trabalha para si próprio

Outro ponto importante!

Um líder entende o valor do trabalho em equipe e sempre está junto aos seus, já o chefe prefere trabalhar pra si mesmo.

E não, eu não estou dizendo que vocẽ como alguém a frente de um equipe não precisa cuidar dos seus próprios interesses, mas também é importante que você tenha ciência que o seu time precisa de você e vice versa.

Esqueça essa ordem de “poder” e faça o melhor para que todos eles entreguem o melhor trabalho possível (e no final, todos saem ganhando).

O líder sabe dar os créditos, já o chefe não!

A falta de reconhecimento talvez seja um dos principais motivos do porque um colaborador pede a saída de sua empresa. Poucas coisas são tão ruins quanto trabalhar em uma empresa por meses, anos e até décadas e não receber a devida valorização!

O líder sabe disso e sempre que pode, tenta ao máximo valorizar o trabalho de seus colaboradores. Um mimo, presente ou até bonificação são suficientes para você mostrar o quanto aquele vale para a sua empresa.

Mas tome cuidado, evite não mimar o seu time demais ou fazer ao contrário. Tente sempre encontrar o meio termo para que a sua equipe não se sinta super valorizada.

O líder sabe a hora certa de promover, o chefe não!

Um líder aprecia o bom trabalho e sabe o momento certo de promover determinado colaborador, enquanto o chefe tem medo de uma futura competição e evite dar cargos mais elevados aos seus colaboradores.

Promover um bom funcionário é uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua empresa e seu time. Você vai ter uma pessoa ainda mais engajada e comprometida a sempre entregar um excelente trabalho.

Como eu posso saber se estou sendo um líder e não um chefe?

Bom, o primeiro passo é pedir o feedback da sua equipe.

Depois será preciso avaliar as respostas e entender como você pode melhorar o seu trabalho na liderança. 

Vale a pena ressaltar que ser um bom líder não significa ser alguém “bonzinho” demais, como algumas pessoas acreditam, mas será preciso sim ter empatia pelos seus colaboradores.

Esqueça a postura “rígida” e até mesmo agressiva que alguns chefes tendem a ter. Tente ser aberto ao seu colaborador.

O mais importante aqui é escutar! Escute as suas dúvidas e sugestões. Um dos principais erros que um chefe pode cometer é não prestar atenção no que a sua equipe está te dizendo.

Não existe fórmula mágica!

Bom, como você pode ter visto, não existe nenhum tipo de foŕmula mágica que você que você se transforme em um líder excelente. Na verdade, como líder você também pode e vai errar em suas decisões.

Por isso, mantenha a cabeça aberta e tente ao máximo crescer junto a sua equipe.

Curtiu esse artigo? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Você ajuda alguém e leva menos de 30 segundos.