Keyword: Gestão

Existem diversos modelos de gestão que podem ser aplicados na sua empresa. 

Em tempos de pandemia e com o crescimento do home office, a maioria dos negócios precisou alterar o modelo de gestão atual, afinal de contas esse foi o único jeito que a maioria dos empresários encontrou para sobreviver à pandemia.

Entretanto, é válido dizer que nenhuma empresa estava preparada para enfrentar uma pandemia, principalmente a níveis mundiais.

Por isso o impacto atual foi tão grande. 

Dezenas, centenas e milhares de empreendedores tiveram que lutar com as suas unhas e dentes para preservar e manter o negócio ativo e com isso, outras soluções diferentes precisaram ser criadas, visando manter justamente a qualidade dos resultados e performance de uma empresa/equipe!

E foi por conta disso que a gestão por resultados nasceu! Afinal, esse tipo de gestão é um dos poucos modelos que pode ser implementado a distância e manter a qualidade da entrega dos trabalhos.

Diferente da gestão “padrão” da CLT, a gestão por resultados se preocupa muito menos com com o número de horas trabalhadas ou até mesmo com o tempo que determinado colaborador investiu em um determinado projeto.

Na verdade, esse tipo de gestão tem seu foco exclusivamente no resultado final que aquela estratégia, projeto ou colaborador conseguem entregar.

Eu sei, à primeira vista isso pode parecer muito simples, afinal de contas, existem uma série de processos que devem ser cumpridos para que um determinado resultado chegue.

A diferença é que aqui o colaborador tende a ter mais liberdade na execução das suas tarefas, sendo assim, a sua entrega fica muito mais dinâmica, afinal, em tempos em que todo mundo faz home office, fica muito mais difícil “saber” o que determinada pessoa realmente faz no horário de trabalho.

Vantagens da gestão por resultados

Além disso, esse tipo de gestão também possui dezenas de vantagens, entre elas podemos ressaltar:

  • Fazer com que o colaborador se sinta mais motivado
  • Quebra o modelo “padrão” de gestão, alinhando os resultados para a realidade da empresa
  • Melhorar a comunicação entre todas as etapas do processo (afinal, todos estão “lutando” pelo mesmo resultado).
  • Da propósito ao colaborador! Afinal, ele sabe justamente o que ele tem que fazer para alcançar determinado resultado.

Cuidados ao implementar a gestão por resultados

Eu sei, a gestão por resultados parece ser a salvação para todos os seus problemas, mas infelizmente esse nem sempre é o caso.

Existem uma série de fatores que devem ser analisados antes que você altere o seu modelo de gestão, principalmente se a sua empresa/colaboradores ainda não estão acostumados com uma certa autonomia de trabalho.

Você precisa de um processo muito bem definido

Um dos principais erros na hora de implementar a gestão por resultados é justamente a falta de um processo muito bem definido, afinal, sem um checklist diário, semanal e mensal, muito dificilmente os seus colaboradores vão conseguir entregar os resultados sem a famosa “cobrança”.

Por isso é muito importante que você já tenha uma estratégia, com começo, meio e fim, muito bem estruturada. Caso contrário, é bem provável que os seus colaboradores não consigam manter a qualidade dos resultados alcançados!

Não funciona para todos os nichos

Veja bem, cada negócio possui uma particularidade diferente, ou seja, não existe um modelo de gestão 100% para um determinado negócio!

O melhor que você pode fazer é sempre focar em criar algo muito mais sólido e objetivo!