Quais são os 5 atributos do líder bem-sucedido?

Keyword: atributos, líder

Você sabe quais são os atributos de um líder de sucesso?

Ser um bom líder é provavelmente um dos principais objetivos entre os gestores e gerentes do mundo empresarial.

Entretanto, ter uma boa liderança não é tão simples quanto parece, afinal de contas existem uma série de fatores que devem ser levados em consideração se você deseja ser um líder de sucesso.

Mas fique tranquilo, pois nós iremos te ajudar! Veja logo abaixo quais são os 5 atributos que o líder bem sucedido deve ter:

Trabalhe pela sua equipe

Um erro muito comum da maioria das pessoas que estão em cargos de liderança é justamente não dar a devida importância para o seu próprio time.

Um bom líder sabe da importância do trabalho em equipe e investe em seus colaboradores a todo momento, afinal, quanto melhor e mais engajado o seu time ficar, melhor serão os resultados a longo prazo.

Por isso, não se esqueça de trabalhar pela sua equipe! Um bom time funciona como um único organismo (com cada um lutando pelo sucesso da equipe).

Ouça o que o seu time tem a te dizer

Como todo relacionamento, é necessário ouvir a outra parte para entender o que deve ser melhorado. A sua equipe funciona da mesma maneira.

Seu trabalho aqui deve ser ouvir e entender todos os problemas que estão acontecendo. Eu sei, pode parecer muito chato ou até banal no começo, mas acredite, isso faz muita diferença no desempenho final dos seus colaboradores.

Lembrando que você não precisa se tornar um “confidente”, escutando tudo toda hora, mas é preciso estar atento às dificuldades que são enfrentadas no dia a dia.

Crie metas mensais

Um dos principais papéis de um líder é justamente a criação de metas para a sua equipe.

Entretanto, ao contrário do que a “sabedoria popular” imagina, definir metas é muito mais difícil do que parece, afinal, é preciso ter uma meta desafiadora e que também seja minimamente viável naquele período de tempo.

Além disso, as metas traçadas devem estar de acordo com os objetivos da empresa! Por isso é importante que exista um alinhamento mensal (ou quinzenal) para a avaliação de progresso.

Não se esqueça também de avaliar os KPI de forma individual. Essa é sem sombra de dúvidas uma das melhores maneiras de entender quais são os colaboradores que estão performando mais ou menos dentro da equipe.

Todo mundo precisa de uma dose de motivação

Quem motiva o líder?

Essa é uma das perguntas que todo gerente ou coordenador já se fez em algum momento. Afinal de contas, é papel do líder motivar todos os seus colaboradores, mas em contrapartida, quem vai motivar o líder?

Bom, a motivação funciona como uma pirâmide. Se você motivar o seu colaborador, provavelmente ele irá motivar os outros e assim sucessivamente.

Entretanto, quando um líder não recebe a motivação da diretoria ou do seu CEO, ele geralmente não irá motivar os seus colaboradores, simplesmente porque ele não teve o exemplo certo dentro daquela empresa.

O problema é que com o passar do tempo isso vai se intensificando! Ou seja, o próprio colaborador acaba ficando desmotivado e descontando isso no cliente final.

Sim, aguentar todos os problemas de um negócio sem receber nenhuma motivação é uma tarefa difícil mas é o papel do líder “aguentar” essa responsabilidade.

Seja o exemplo

Eu tenho certeza que você já ouviu a frase “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”.

Ela esteve presente durante boa parte para os adolescentes dos anos 80 e 90. Inclusive alguns pais ainda possuem esse costume, contudo, ela é o pior modelo de gestão que pode ser adotado por um líder.

Se você cobra o seu colaborador para chegar no horário, o mínimo que você pode fazer é ser o primeiro a chegar. Não trate o seu colaborador como uma criança! Se você dita uma regra e não cumpre acaba perdendo todo o respeito da sua equipe.

Quando você faz isso, acaba passando um ar de “privilegiado” ou de “diferente” do resto. Lembre-se, sempre seja o primeiro a dar o exemplo certo.

Se você precisa que o seu colaborador entregue as coisas no prazo certo, seja o primeiro a entregar. Além de ser o principal exemplo você é provavelmente o pilar principal de motivação.

Ou vai me dizer que quando você entra em um ambiente e vê pessoas bocejando ou cansadas, você não fica da mesma forma?

Lembre-se de ser o exemplo principal!

Considerações finais

Ser um bom líder não é fácil, mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças. Com um pouco de estudo, prática e muito trabalho é possível alcançar novos patamares.

Curtiu esse artigo? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Você ajuda alguém e leva menos de 30 segundos.